sábado, 10 de janeiro de 2009

Origens

Ah! as origens, sempre me fascinaram, duas coisas que gosto muito de saber: Como foi feito e quem fez, de vez em quando gosto de criar também, gosto de originalidade e de que como se chegou a isso. Sei que até exagero um pouco, em minha casa poucas coisas são compradas em lojas, a maioria é desenhada, feita um projeto e mandada fazer! os autores? eu e meu marido! Assim temos móveis originais e cantos originais!


Também gosto de saber a origem dos mitos, como eles sobrevivem e por que sobrevivem em tempos de tecnologia e medicina avançada, e descobri que sempre tem uma historinha muito interessante de quem inventou o tal mito.


Fiz o texto abaixo quando fiz um trabalho de Sociologia cujo tema era ''As doenças na história das Sociedades: dos flagelos do passado às doenças da atualidade'' busquei desde o comportamento das pessoas em relação as doenças, o mito de que eram castigos divinos até hoje como é o comportamento e a sobrevivência do mito dos flagelos, e em paralelo a evolução da medicina em relação as doenças. Eis o texto.


Sou uma pessoa que gosta de origem.

Esta semana tive a grata missão de fazer uma pesquisa sobre a origem das doenças. Que coisa gostosa é pesquisar origem. Não se dá muito valor, mas pela origem entende-se o presente. Prefiro o nome origem do que história, não sei por quê mas história parece muita coisa! Origem é mais leve, mais interessante, mais fácil!

Pois bem, em minha pesquisa descobri algumas coisas que completaram outras que eu já tinha.

Bem nos primórdios da nossa ancestralidade, as doenças eram encaradas como punição divina, imagina só, as epidemias eram um castigo coletivo, no melhor estilo "por um, paga todos" alguém pisava na bola e castigo na galera toda!!! Claro, que eles iam atrás do culpado hihihi para dizimá-lo! com a chegada do cristianismo então, a coisa ganhou força, vc além de acreditar que tudo era castigo, tinha que obedecer os caras por que eles te prometiam o "céu" se vc fosse bonzinho! e é claro que vc não ia querer virar churrasquinho não é? então nada de chazinhos nem de poções mágicas!! Mas chegou um cara chamado Hipocrátes, que por sinal está em todas! e descobriu que os fluidos corporais em desequilbrio significavam doença, era a teoria dos Humores. opa!alguém pensou!! Claro que ele deu uma enfeitadinha com os elementos da natureza e mandou a teoria para o povo. O remédio? Purgante neles para tirar excesso de líquido e equilibrar os humores! Depois de vinte séculos de tenebroso inverno, veio a descoberta da célula.Huuuum!somos feitos de pequenas partes então? que formam aquela velha sequência célula-tecido-órgão-sistema e está tudo interligado.

Que bom! Mais alguém pensou, aí veio Mendel, aquela história das ervilhas que todo mundo sabe! Descobriu-se as doenças hereditárias e o DNA!!! Este que mostra o mapa da mina!!!

Porém a abstração não abandonou o homem apesar de todo o avanço da ciência, hoje aquela idéia de que doença é castigo ainda sobrevive, quem já não ouviu?
"ELE ESTÁ DOENTE POR QUE JÁ FOI MUITO MAL!!!

"Se assim fosse, bandido não morria de tiro, morria de câncer!!

E a teoria de Hipocrátes? Até hoje é bem presente, lembra da história de limpar o sangue e tomar purgante pra isso? pois é essa é a origem. Quantos mitos hoje sobrevivem? Vários!, as pessoas resistem a ciência, mas não vivem mais sem uma dipirona! Sem uma inalação, sem um raio-x! Adoram levar radiação de graça! Se ao invés disso se preocupassem em se resguardar a si e a seus filhos não sofreriam tanto!!

Trabalho a noite e vejo crianças nas paradas de ônibus às 22,23 h e muitas das vezes de madrugada na rua, sem dormir, com fome, cansadas, depois estão no Ps com pneumonia, estressadas e desnutridas. Pessoas que passam a noite bebendo e fumando e depois estão lá com a gente querendo saber por que dói tanto? e querem ambulância o mais rápido possível!!

Se o governo responsabilizasse mais essas pessoas com certeza ela não colocariam tanto seus filhos e a si mesmo em risco, mas como a "Saúde é direito de todos e dever do Estado" esquecendo de ler o resto do artigo que ninguém lê!!! Se preservar pra quê?se tudo parece ser de graça! a conta quem paga? nós!!! Pelo menos na Idade Média era justo, pecou? Castigo e torce para não virar epidemia!!! Senão é caixão!!! ou melhor,vala por que naquele tempo não existia caixão! rsrsr

Hoje a epidemia é culpa do governo, o cidadão deixa o quintal cheio de poças de água para mosquito e a culpa não é dele, é do governo porque tem que gastar horrores para fiscalizar o chiqueiro que ele vive. Responsabilidade social é o que falta, educar nossas crianças para não crescerem adultos tão irresponsáveis e acrescentar na Constituição "Saúde é dever de todos" mas claramente, porque está muito subentendido.


Um comentário:

franci bahamult disse...

qual o papel que se quer do estado?
os cidadoes conhecem seus deveres para poderem pleitear civicamente seus direitos? em siciedade as individualidades preterem a coletividade? ate aonde a vontade de um afere os intereses dos outros? quem nasceu primeiro? o ovo ou...